Embaixada Argentina busca intercâmbio comercial com Mato Grosso
Representantes da embaixada da Argentina participaram, nesta quarta-feira (11.12), de uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec). Na visita da comitiva argentina à secretaria, foram apresentadas as potencialidades de Mato Grosso, bem como discutida a participação do país na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT) em 2025.
O país vizinho tem 4,67% de participação nas exportações de Mato Grosso para os países sul-americanos. Os principais produtos comprados são soja, gelatinas e seus derivados. Também, as importações de Mato Grosso provenientes da Argentina apresentaram retração ao longo dos anos, reduzindo de US$17 milhões (2015) para US$4,58 milhões (2024), uma queda de 73%. Diante desse cenário, a Argentina busca o resgate e a ampliação do intercâmbio com Mato Grosso.
Para o chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina, Patricio Violini, a primeira impressão foi positiva e demonstrou potencial para que a embaixada siga seu interesse de evoluir a relação comercial com Mato Grosso.
“Queríamos fazer essa visita exploratória. É uma via de mão dupla, temos muito interesse em incrementar essa parceria e é muito positivo se conhecer para aparecerem negócios. Queremos incrementar nossas exportações, acrescentar nessa parceria entre a Argentina e Mato Grosso. Foi bom estar com o secretário César Miranda e o secretário-adjunto Felipe Wellaton para discutir a ampliação da nossa presença no Estado. Recebemos o convite da FIT e estamos avaliando em Buenos Aires a possibilidade da nossa participação.” disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a importância da relação com os países vizinhos e destacou a possibilidade de voos da Argentina para Mato Grosso.
“Estamos de portas abertas e com a nossa equipe técnica preparada para fornecer as informações e evoluirmos essas relações. A internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon é algo que será trabalhado com os países vizinhos para podermos atrair e captar voos para Cuiabá. Conversei com os diplomatas durante a reunião para que colocássemos em pauta para chegarmos nas empresas argentinas com ajuda da embaixada”, contou o secretário.
Ficou acordado entre as autoridades novas missões comerciais da Argentina a Mato Grosso e Mato Grosso a Argentina. A Sedec foi convidada a participar da Expoagro Argentina em março de 2025, para dar continuidade no trabalho de intercâmbio comercial.