Lei sancionada pelo Estado atende decisão judicial e vai reduzir incêndios

Em cumprimento a um acordo estabelecido por decisão judicial, o Governo de Mato Grosso sancionou a Lei 12.653, que fortalece as medidas de proteção ao Pantanal.
Essa nova legislação é um aprimoramento da Lei do Pantanal, de 2008, e impõe novas restrições para a preservação do bioma, incluindo regras mais rigorosas para a pecuária, cultivo, barragens e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
O governador Mauro Mendes considerou a lei um passo significativo para a proteção do Pantanal e rejeitou as críticas que afirmavam que a legislação permitiria um “aval irrestrito” para a criação de gado na região.
“A Lei 12.653 assegura a preservação do Pantanal, permitindo a pecuária extensiva e o uso de pastagens nativas apenas em áreas de preservação permanente. Portanto, não se trata de uma autorização irrestrita para criar gado no Pantanal, mas sim de uma forma de a atividade pecuária criar aceiros naturais, contribuindo para a diminuição da propagação de incêndios”, explicou o governador.
A nova lei também se baseia em diversos estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao longo dos últimos 50 anos.
“A nova legislação garante que a atividade pecuária ocorra de maneira transparente, alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios para a economia e a sociedade”, acrescentou.
Mauro Mendes também ressaltou que o Governo de Mato Grosso tem investido significativamente no combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.
“O Governo de Mato Grosso adota uma política de tolerância zero em relação a crimes ambientais. Somente em 2024, já destinamos mais de R$ 75 milhões para a prevenção e o combate a esses crimes, além de aplicar mais de R$ 1,1 bilhão em multas. Infelizmente, ainda temos leis frágeis no país, que não coíbem esse tipo de delito”, concluiu o governador.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online