MS registra 336 espécies de aves e tem pousada em 1° lugar como hotspot brasileiro
Binóculo, luneta, câmera… os observadores ficam espalhados e, cada um com o seu aparato, cataloga as espécies. Foi neste mês de maio, em Mato Grosso do Sul, que ocorreu o Global Big Day, maior evento de observação de pássaros do mundo, sendo catalogadas 336 aves, em 24 horas, e deixando uma pousada pantaneira no top 10 do hotspot brasileiro, inclusive com o primeiro lugar.
O número corresponde a 49,5% das 678 espécies catalogadas em nível estadual. Com isso, Mato Grosso do Sul está no Top 10 mundial no Global Big Day, com o time “Visit MS Oficial”. O resultado foi divulgado neste fim de semana e MS ficou em 5º lugar a nível nacional.
“É um dia mundial organizado pela maior plataforma de listagem de aves do mundo, então o turismo e a observação é muito grande e Mato Grosso do Sul sempre teve um destaque, por conta da quantidade de aves observadas e a Fundação de Turismo, juntamente com o Instituto Mamede, se mobilizaram para a gente conseguir o maior número de observadores possíveis. Eu participei com o Projeto Salobra, em Miranda, e vimos 132 espécies”, argumentou o biólogo e produtor audiovisual, Luiz Mendes.
Por volta das 0h, em cada país do mundo, a corrida se inicia. “Tem quem observa mais, tem espécies que nunca ninguém tinha visto, que não tinha na listagem. É um turismo bacana, que ajuda na preservação também, uma mobilização enorme mesmo”, argumentou.
O Estado também dividiu a décima colocação com o ‘Clan Thannophilus Team’ na categoria, ficando atrás apenas de países renomados no birdwatching, como Colômbia, Nicarágua, Tanzânia e Zâmbia.
O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo) do MS, Bruno Wendling, destaca que três pousadas do Pantanal sul-mato-grossense se destacaram no top 10 do hotspot brasileiro e a prática traz cada vez mais turistas especializados e de qualidade para o Estado.
Números de MS em 2022, de acordo com o Governo de MS
- 41 equipes participaram desta edição do Big Day 2022.
- 195 pessoas diretamente: de crianças de 04 a idosos de 87 anos. Indiretamente, foram muito mais pessoas envolvidas porque vários grupos agregaram mais participantes, por exemplo, o coletivo de jovens protetores da natureza de Jateí.
- 22 municípios envolvidos.
- 336 espécies registradas em 24 horas, número que representa 49,5% das 678 espécies catalogadas para o estado.