Startup cria plataforma integrada entre setor público e privado para venda de roteiros turísticos
A startup Varanis Tecnologia Ltda. desenvolveu, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma plataforma integrada que conecta os setores público e privado para reunir roteiros, hospedagens e serviços turísticos, não apenas de Mato Grosso, mas de todo o Brasil.
Denominada Inteligência Turística, a plataforma criou um marketplace onde diversas empresas do setor podem vender seus serviços, utilizando inteligência artificial, análise de dados e gestão da experiência turística.
A plataforma surgiu no âmbito do Programa Centelha II, uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com as Fundações de Amparo à Pesquisa do país, que oferece recursos para a criação de empreendimentos inovadores e promove a cultura empreendedora.
Segundo Sidnei Varanis de Souza, pesquisador e consultor de turismo da Varanis Tecnologia Ltda., que coordenou a criação da plataforma, o objetivo é mapear o comportamento e as preferências dos clientes no setor turístico.
“A proposta do VAR Marketplace é usar a inteligência artificial (IA) para atender o mercado de passeios turísticos em Mato Grosso, permitindo a personalização de cada experiência de viagem ao analisar o comportamento e as preferências dos usuários, sugerindo opções que atendam às expectativas de cada turista”, destacou.
Além do espaço virtual para a venda de serviços turísticos, o VAR Marketplace está conectado a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que compila dados de clientes atuais e potenciais sobre suas preferências de compra.
A startup também busca estabelecer parcerias estratégicas com entidades governamentais, empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs) para tornar a plataforma uma referência em inovação no setor, não apenas em Mato Grosso, onde o projeto está sendo implementado, mas em todo o Brasil.
Atualmente, a startup possui um contrato com o Governo de Santa Catarina, através do Instituto de Meio Ambiente (IMA), que adotou a ferramenta para promover as potencialidades turísticas em todas as unidades de conservação do estado.
Outros serviços da plataforma
Além do marketplace, a VAR Plataforma de Inteligência Turística inclui módulos para um inventário turístico que visa levantar, registrar e divulgar atrativos, serviços, equipamentos e estruturas relacionados à atividade turística.
Esse inventário pode alimentar um sistema que elabora o Plano Municipal de Turismo, proporcionando um painel de informações que permite uma análise detalhada das tendências de mercado, comportamento dos turistas e oportunidades emergentes.
Outro diferencial da plataforma é a criação de um Observatório de Turismo, que pode auxiliar prefeituras e governos na formulação de políticas públicas e na orientação de investimentos em áreas com maior potencial de retorno, permitindo que gestores municipais e estaduais tomem decisões baseadas em dados e aumentem a eficácia de suas ações no setor turístico.
A integração com o sistema CRM permitirá que os fornecedores compreendam melhor seus clientes (turistas) e adaptem suas ofertas para maximizar a satisfação. Conhecendo as preferências e comportamentos dos visitantes, os municípios poderão ajustar suas atrações e rotas turísticas, proporcionando uma experiência mais personalizada.
A plataforma Inteligência Turística pode ser acessada em [https://www.var.tur.br](https://www.var.tur.br).
Programa Centelha II
O Programa Centelha oferece capacitação, suporte financeiro e orientação para transformar ideias em empresas. O programa prevê subvenção econômica para até 50 projetos de inovação, com um valor de até R$ 40 mil por projeto, financiados pelo Governo Federal, além de uma contrapartida de até R$ 20 mil da Fapemat, totalizando até R$ 60 mil.
O Centelha é uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso, é executado pela Fapemat.
A primeira edição do programa Centelha foi realizada em 19 estados, com um investimento de R$ 40 milhões, mais de 15 mil ideias submetidas e 498 empresas apoiadas. A segunda edição abrange 25 estados e o Distrito Federal, envolvendo 31 mil empreendedores, com mais de 10 mil ideias submetidas e 651 empresas apoiadas.