“A primeira-dama do Estado teve esse olhar atento para criar algo que pode salvar vidas”, afirma moradora de Sorriso durante Expedição MT Por Elas
“Esta ação era algo que estava em falta, e a primeira-dama Virginia Mendes teve a sensibilidade necessária para criá-la, podendo salvar e transformar vidas”, afirmou Josiane Teixeira Bredes, moradora de Sorriso (400 km de Cuiabá), sobre os atendimentos realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Domingos, nesta quinta-feira (17/10), na 8ª edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama.
A comunidade recebeu atendimentos itinerantes da van do Programa SER Família Mulher, que é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), através da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).
Josiane ressaltou a importância do Programa SER Família Mulher e a sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes ao criar uma iniciativa tão necessária para mulheres que enfrentam dificuldades em relatar situações de violência.
“Essa ação é incrível e chega em um momento muito oportuno. Muitas mulheres têm medo e hesitam em compartilhar o que estão passando. O programa ajudará essas mulheres a encontrar a coragem para se expressar e buscar ajuda nas situações de abuso”, disse Josiane.
Ela também compartilhou sua experiência pessoal, revelando que já foi vítima de violência doméstica. “Sofri violência do meu primeiro marido, e foi uma fase muito difícil. Naquela época, eu era jovem, mas consegui superar a situação com o apoio da minha mãe e amigas. Sei que muitas mulheres não têm essa rede de apoio, e por isso a iniciativa da primeira-dama é tão relevante. Ela oferece uma chance para que as mulheres percebam que não estão sozinhas, que podem se libertar e procurar ajuda”, contou.
“Os veículos melhoraram as atividades do programa SER Família Mulher. Com as vans, a equipe consegue chegar até as comunidades, oferecendo atendimentos e acolhendo em diversas situações. Isso representa um avanço significativo no combate à violência doméstica e ao feminicídio”, afirmou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Bugalho, destacou a importância do Programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, durante a 8ª edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, em Sorriso. Para a secretária, as palestras e os atendimentos realizados na van do programa têm sido fundamentais para combater a violência contra as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
“O SER Família Mulher oferece uma política pública de qualidade, impactando diretamente na redução dos índices de violência. Com a sensibilidade da primeira-dama, Virginia Mendes, o programa demonstra que o Estado e os municípios estão prontos para acolher e proteger essas mulheres. Com a van itinerante, conseguimos alcançar mulheres nas comunidades, na zona rural e em bairros periféricos. É um trabalho essencial no combate à violência doméstica”, afirmou a secretária.
Ela também destacou a colaboração entre diversas instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que recebem capacitações para oferecer um atendimento eficiente e humanizado. “Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado e da Setasc em garantir que as mulheres, especialmente as mais vulneráveis, sejam acolhidas e protegidas”, disse.
A secretária enfatizou a importância do apoio contínuo às mulheres, encorajando-as a denunciar sempre que necessário, assegurando que serão acolhidas sempre que precisarem, até conseguirem superar o ciclo de violência.
Antônia Luana da Silva Correia, moradora do bairro JK e residente em Sorriso há quatro anos, compartilhou sua impressão ao conhecer o Programa SER Família Mulher pela primeira vez. Para ela, a iniciativa oferece um apoio significativo às mulheres em dificuldades, apesar dos desafios financeiros que muitas enfrentam na cidade.
“Eu achei maravilhoso, porque Sorriso é uma cidade muito cara, e isso já é uma ajuda, especialmente para quem está vivendo de favor na casa de alguém. Conheço mulheres nessa situação, e esse apoio de R$600 faz diferença. Claro que, em uma cidade como Sorriso, onde o custo de vida é elevado, toda ajuda é bem-vinda”, concluiu Antônia.
### Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas
A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas tem como objetivo fortalecer políticas públicas e combater a violência contra as mulheres nos municípios do Estado.
A grande ação da Expedição será realizada nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), com um município como sede em cada região, abrangendo 15 municípios, com a participação dos demais que integram a região.
As capacitações oferecidas para as equipes da rede socioassistencial do município sede durante a expedição contarão com a participação das equipes dos municípios que compõem a RISP.
A Expedição conta com o apoio e parcerias de Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.