Desempenho da Seduc é reconhecido com dois prêmios do Google em Nova York

Desempenho da Seduc é reconhecido com dois prêmios do Google em Nova York

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu os prêmios “Impact Project” e “Leaders Choice” do Google, em reconhecimento às suas políticas e ações educacionais voltadas para o ensino e a aprendizagem. A premiação ocorreu durante o evento Google for Education Leader Series 2024 para a América Latina e Caribe, realizado em Nova York (EUA), de 9 a 11 de setembro.

O evento contou com palestras e workshops, reunindo mais de 40 líderes educacionais da região latino-americana e caribenha, além de gestores de educação de seis estados brasileiros, para discutir o futuro da educação, o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no ensino, e compartilhar boas práticas e inovações.

Durante o evento, o secretário Alan Porto apresentou os resultados do trabalho da Seduc em Mato Grosso, ressaltando o compromisso do Governo do Estado de se posicionar entre as cinco redes melhor avaliadas do país até 2032.

Além de receber o prêmio Impact Project, Alan foi reconhecido na categoria Leaders Choice pela sua apresentação, considerada a melhor do evento. “Receber essa importante premiação do Google é como receber uma certificação de que estamos preparando a comunidade escolar para os desafios atuais e futuros,” afirmou.

O secretário também destacou que a parceria com o Google for Education trouxe muitos avanços para a educação pública em Mato Grosso, motivando professores e alunos a incorporarem ferramentas como Google Classroom, Google Drive e Google Meet em seu cotidiano.

“Essas premiações são frutos do esforço do Governo do Estado, dos diretores regionais, professores e demais servidores da Seduc, além dos estudantes e de parceiros importantes como o Grupo GEMTE, e refletem nossa visão sobre a relevância de uma educação pública alinhada com as tecnologias,” explicou.

Desde janeiro de 2021, a Seduc distribuiu 170.536 Chromebooks nas escolas, correspondendo a uma média de uma máquina para cada dois alunos, enquanto a média nacional é de uma para cada dez alunos. Além disso, 17.760 Chromebooks foram entregues às redes municipais como parte do projeto Virada Tech.

No que diz respeito ao uso do Google Workspace for Education, 732.674 usuários, incluindo alunos, professores e outros profissionais da educação, estiveram ativos entre 2021 e agora.

O Estado também adquiriu 21.000 licenças “Google Workspace Teaching and Learning Upgrade”, disponibilizadas aos professores da rede estadual, além das ferramentas Google Meet e Google Drive.

“Ampliamos as práticas dentro da Política de Formação Continuada em habilidades digitais, firmamos parcerias com o Google para popularizar as ferramentas e recursos avançados, e realizamos treinamentos para os profissionais da educação. Também implantamos conectividade, garantindo que os estudantes tenham acesso aos Chromebooks e às plataformas educacionais,” completou Alan.

Ele também antecipou que está sendo estudada a possibilidade de integrar inteligência artificial (IA) ao Google Workspace for Education, com o intuito de ajudar os professores a oferecer feedback rápido e específico nas atividades dos alunos, facilitando o acompanhamento do progresso acadêmico, a análise de desempenho e a identificação de dificuldades.

“Dessa forma, os educadores poderão focar mais em atividades pedagógicas. A inteligência artificial pode personalizar o conteúdo educacional com base no desempenho do aluno, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva e ajustada às suas necessidades. Para os alunos, assistentes virtuais e chatbots integrados ao Google Workspace poderão ajudar na utilização das ferramentas de maneira mais eficiente e intuitiva,” concluiu Alan Porto.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *