Inscrições para seletivo das escolas estaduais militares terminaram nesta terça-feira (10)
As inscrições para o processo seletivo de novos estudantes nas escolas estaduais militares para o ano letivo de 2025 se encerram nesta terça-feira (10.09). Ao todo, estão disponíveis mais de quatro mil vagas em 28 unidades espalhadas por 23 municípios.
Conforme o edital, as inscrições podem ser realizadas presencialmente na escola desejada ou por meio de um formulário disponível no site da Seduc.
O candidato deve escolher, no momento da inscrição, uma unidade escolar e o município para o qual deseja concorrer. A Seduc disponibilizou um computador em cada escola para facilitar as inscrições, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Para se inscrever nas escolas, o candidato deve estar acompanhado por pais ou responsáveis, e não há taxa de inscrição.
Após a conclusão da inscrição, uma cópia do formulário eletrônico será gerada automaticamente e enviada para o e-mail fornecido pelo candidato. Uma versão impressa do formulário deve ser apresentada no dia da prova.
Se a inscrição for feita para uma série diferente daquela que o candidato irá cursar em 2025, ele será desclassificado, independentemente do desempenho no processo seletivo.
A lista de inscrições aceitas e recusadas será divulgada no dia 13 de setembro de 2024 no site da Seduc. Nos dias 16 e 17 de setembro, os candidatos poderão apresentar recurso contra a recusa da inscrição por meio de um formulário eletrônico.
O resultado dos recursos será publicado no dia 30 de setembro de 2024, no site da secretaria, junto com a definição do local da prova.
A nota final do seletivo será calculada pela soma dos acertos em Matemática e Língua Portuguesa. Os candidatos classificados formarão um cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistências, desclassificações ou não comparecimentos para matrícula, além de possíveis aumentos de vagas para 2025, seguindo a ordem de classificação, conforme cota ou ampla concorrência.
A prova terá caráter classificatório e eliminatório para preenchimento das vagas, conforme estipulado no edital, e será realizada no dia 13 de outubro de 2024 nas Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Dom Pedro II, além de outras unidades da rede estadual, se necessário, com informações disponíveis no site da Seduc.
Os candidatos devem chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, pois o portão será fechado às 07h45min. É necessário levar um documento oficial de identificação (RG) físico ou digital do site gov.br, que contenha fotografia e assinatura; o formulário de inscrição enviado por e-mail; e uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, feita de material transparente.
O resultado final será divulgado no dia 22 de outubro, e o período de matrícula será de 8 a 13 de janeiro de 2025.