Mais de 16 mil estudantes se inscreveram no seletivo das 28 escolas militares da rede estadual

Mais de 16 mil estudantes se inscreveram no seletivo das 28 escolas militares da rede estadual

O processo seletivo para ingresso em 2025 nas escolas estaduais militares Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBMMT) recebeu um total de 16.854 inscrições. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) irá divulgar, no dia 13 de setembro, no site da Seduc, a lista de inscrições aceitas e rejeitadas.

As 28 unidades, sendo 23 sob a gestão da Polícia Militar e 5 do Corpo de Bombeiros Militar, oferecem 4.379 novas vagas distribuídas em 23 municípios. A maior concorrência ocorreu na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Cuiabá, que registrou 2.422 inscrições para 84 vagas, resultando em uma taxa de 28,83 candidatos por vaga.

De acordo com a tenente-coronel Nágila de Moura Brandão, coordenadora das Escolas Militares na Seduc, nos dias 16 e 17 de setembro, os candidatos poderão apresentar recursos contra o indeferimento de suas inscrições por meio de um formulário eletrônico.

“O resultado dos recursos contra o indeferimento será publicado no dia 30 de setembro de 2024, também no site da Seduc”, explica.

Ela detalha que a nota final do processo seletivo será calculada pela soma dos acertos em Matemática e Língua Portuguesa. Os candidatos classificados formarão um cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistências, desclassificações, não comparecimentos para matrícula dos aprovados, ou ainda se houver um aumento de vagas para o ano letivo de 2025, respeitando a ordem de classificação, conforme cota ou ampla concorrência.

A prova será classificatória e eliminatória para o preenchimento das vagas, conforme estipulado no Edital, e acontecerá no dia 13 de outubro de 2024, nas dependências das Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Dom Pedro II, e, se necessário, em outras unidades da rede estadual, cuja divulgação ocorrerá no site da Seduc no dia 30 deste mês.

Os candidatos devem chegar ao local da prova com 1 hora de antecedência, pois o portão será fechado às 07h45min. É necessário apresentar um documento oficial de identificação (RG), físico ou digital do site gov.br, que contenha foto e assinatura; o formulário de inscrição enviado por e-mail no momento da inscrição; e uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, feita de material transparente.

“A divulgação do resultado final será no dia 22 de outubro, e o período de matrícula ocorrerá de 8 a 13 de janeiro de 2025. É fundamental que os candidatos consultem o edital e fiquem atentos aos prazos”, conclui Nágila.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *