Polícia Civil incinera três toneladas de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança
Três toneladas de drogas apreendidas pelas Forças de Segurança foram incineradas pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (02.10), em uma operação conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).
A destruição dos entorpecentes, que incluíam maconha, cocaína, anabolizantes, psicoativos e drogas sintéticas, ocorreu em uma empresa de grãos na Rodovia dos Imigrantes.
As substâncias incineradas foram previamente periciadas, com laudos definitivos, e a destruição foi autorizada pelos juízos competentes, referindo-se a procedimentos de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e inquéritos policiais instaurados na delegacia especializada.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Vigilância Sanitária (Visa) desempenham papéis fundamentais no processo de incineração, já que as drogas são periciadas ao serem apreendidas e, antes da destruição, são novamente conferidas por peritos dos órgãos envolvidos.
O delegado titular da DRE, Wilson Cibulski Júnior, ressaltou que a destruição da droga é um passo crucial no combate ao tráfico, marcando a conclusão de um procedimento investigativo.
“A queima do material ilícito apreendido é o ato final no enfrentamento ao tráfico, eliminando tudo o que sustenta o crime e gerando um grande prejuízo para aqueles envolvidos com atividades ilícitas”, afirmou o delegado.