Saúde Digital já realizou mais de 245 mil telediagnósticos em Mato Grosso
O programa de Saúde Digital da Secretaria de Estado de Saúde (SES) ofereceu 247.140 telediagnósticos em Mato Grosso entre 2013 e 2024.
Os dados da SES indicam que foram realizados 242.119 laudos de tele-eletrocardiografia, 2.168 de tele-espirometria, 2.149 de tele-dermatologia, 463 de tele-estomatologia e 241 de tele-retinografia.
Durante o mesmo período, também ocorreram 13.861 teleconsultorias, permitindo que profissionais da Atenção Primária tirassem dúvidas com médicos especialistas, e 7.767 teleinterconsultas, onde o paciente é atendido virtualmente por um especialista, com a mediação de um profissional da Unidade Básica de Saúde.
Embora o programa, inicialmente chamado de Telessaúde, exista desde 2013, ele se modernizou a partir de 2023 ao incorporar novas tecnologias e expandir a oferta de serviços de saúde, como a inclusão de retinógrafos.
Além dos resultados positivos, os atendimentos digitais em 2023 e 2024 já geraram uma economia de cerca de R$ 23 milhões para os cofres públicos, especialmente em relação ao transporte de pacientes.
O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destaca a importância do programa para a Saúde Pública.
“A Saúde Digital proporciona muitos benefícios aos cidadãos, sendo o principal deles o acesso facilitado aos serviços. Isso significa que o paciente não precisa viajar longas distâncias para realizar um exame cardiológico, por exemplo. Além do conforto para os usuários do SUS, esse programa gera economia para a gestão pública, que pode reinvestir o valor economizado em outros serviços de saúde”, afirma.
Os serviços são oferecidos em colaboração com 89 municípios de Mato Grosso, organizados em 16 regiões de saúde. Para realizar o telediagnóstico, são disponibilizados equipamentos portáteis que permitem o envio de imagens a uma central médica para a emissão de laudos.
O assessor técnico da SES, Diógenes Marcondes, explica que a tecnologia já é bastante eficaz em algumas especialidades, como cardiologia. “Mato Grosso já produziu 242 mil laudos cardiológicos através da Saúde Digital, e essa funcionalidade é extremamente relevante, pois em cinco minutos o paciente recebe o resultado do exame, mesmo estando em uma Unidade Básica. Essa tecnologia evita que o paciente retorne para casa com uma condição grave, já que o resultado é disponibilizado rapidamente”, conclui.
O programa de Saúde Digital da SES tem como objetivo otimizar e modernizar os serviços de saúde, oferecendo teleconsultorias, teleinterconsultas, web aulas e telediagnósticos. As iniciativas do programa não apenas ampliam o acesso aos serviços de saúde, mas também reduzem os custos associados.