Seduc divulga estudantes selecionados para o projeto Embaixadores do Brasil Central
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta segunda-feira (23/09), os três alunos da Rede Estadual de Ensino escolhidos para o projeto Embaixadores do Brasil Central, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que ocorrerá em Brasília entre os dias 8 e 10 de outubro.
Os selecionados são Lucas Gabriel Alves Drê, da Escola Estadual Júlio Strubing Muller, em Várzea Grande; Gustavo Henrique Andrade de Morais Costa Leite, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza; e Pérola Rosa Mattos, da Escola Estadual Militar CBMT Governador José Fragelli, ambas em Cuiabá.
A seleção dos alunos foi baseada no desempenho na Plataforma Mais Inglês, parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc.
Durante a estadia em Brasília, eles participarão de atividades de diplomacia e inovação, que visam aprofundar os jovens em temas como relações internacionais e desenvolvimento sustentável.
Os estudantes terão uma agenda repleta de atividades imersivas, incluindo visitas às embaixadas do Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido.
Além dessas visitas, os alunos também interagirão com especialistas e participarão de sessões educativas no SESI Lab e no Instituto Rio Branco, este último um museu interativo e a principal escola de formação em diplomacia do Brasil.
Para a Seduc, o impacto do projeto vai além da experiência individual dos alunos. A iniciativa pretende inspirar mudanças nas políticas públicas regionais e incentivar a inclusão de diversas perspectivas nas discussões diplomáticas. Assim, o projeto Embaixadores do Brasil Central não só capacita os jovens, mas também promove uma nova compreensão da importância da diplomacia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.
O Consórcio BrC
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) é formado pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal. Criado em julho de 2015, seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados e do Distrito Federal de maneira integrada, por meio da cooperação entre as Unidades Federativas, tornando a região mais competitiva.
Com o apoio de representantes de cada estado consorciado e parceiros institucionais, o BrC elabora e executa ações, programas e projetos, principalmente nas áreas de agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e articulação internacional em fase inicial.