Sema promove formação para conselheiros do Parque Estadual Serra Ricardo Franco

Sema promove formação para conselheiros do Parque Estadual Serra Ricardo Franco

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu, entre terça-feira (08.10) e quinta-feira (10.10), uma formação em Educação Ambiental para conselheiros e comunidades ao redor do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá).

O curso contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, comunidades tradicionais quilombolas, povos indígenas da região, além de guias de turismo, professores e estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso, Polícia Militar e líderes socioculturais do município.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os participantes para que se tornem multiplicadores em educação ambiental e contribuam para a construção de sociedades sustentáveis.

“A metodologia utilizada foi dinâmica e participativa. Aprendi quais são meus deveres, obrigações e responsabilidades, além da forma correta de colocá-los em prática. Compreendi a importância de respeitar o parque estadual”, comentou a participante Maria Laura Cuellar Lopez.

A secretária de Turismo de Vila Bela da Santíssima Trindade, Rayane Mara Batista, que também integra o conselho consultivo do parque, ressaltou que o mundo enfrenta uma crise climática com muita desinformação. “O curso destacou o parque como foco para todas as ações de educação ambiental, promovendo um maior conhecimento popular sobre como podemos cuidar e preservar o meio ambiente como um todo”, afirmou.

A superintendente de Educação Ambiental e atendimento ao cidadão da Sema, Juliana Carvalho, enfatizou que o curso possibilitou a troca de ideias e discussões sobre propostas de educação ambiental a serem implementadas em favor da unidade de conservação.

“Por meio de atividades participativas e dialogadas, os conselheiros refletiram sobre como cada segmento pode contribuir para a conservação da geobiodiversidade do Parque Serra Ricardo Franco, além de debaterem seus direitos e deveres enquanto conselheiros. No segundo módulo, os participantes deverão apresentar um projeto de educação ambiental para abordar um dos problemas ambientais do Parque identificado pelo grupo”, avaliou.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *