Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento

Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) deu início, nesta terça-feira (01.10), ao prazo para a atualização cadastral obrigatória dos servidores ativos e empregados públicos estaduais.

Os servidores da administração direta e indireta têm até 30 de novembro para realizar a atualização. Aqueles que não cumprirem essa exigência terão o pagamento de seus salários suspenso. A atualização para aposentados e pensionistas ocorre por meio de outro processo.

As orientações para o recadastramento estão disponíveis na Instrução Normativa (IN) nº 008/2024/Seplag, publicada hoje no Diário Oficial de Mato Grosso.

O secretário Basílio Bezerra ressaltou que a atualização cadastral é fundamental para assegurar transparência e eficiência na administração pública estadual.

“Como o órgão central de gestão de pessoas, a atualização anual é uma oportunidade crucial para conhecermos melhor nossos servidores e identificar talentos que podem ser aproveitados para otimizar o potencial técnico e profissional de cada um”, destacou.

Os dados do ano anterior serão carregados automaticamente nos sistemas, facilitando e agilizando o recadastramento. Este processo pode ser realizado pelos portais de Recadastramento e do Servidor, sendo importante atentar-se às novas exigências.

Inovações

Uma das novidades é que o recadastramento agora inclui estagiários e residentes técnicos. Anteriormente, era restrito a servidores efetivos civis, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados, licenciados, militares, empregados públicos e temporários.

Outra atualização visa a gestão dos servidores cedidos a órgãos e entidades que não pertencem ao Poder Executivo Estadual, bem como aqueles que estão licenciados para acompanhar o cônjuge.

Outras especificidades podem ser consultadas na IN nº 008/2024/Seplag. Se houver dificuldades no acesso aos sistemas, os servidores devem entrar em contato com a unidade setorial de Gestão de Pessoas do órgão ou entidade onde estão lotados.

Banco de Talentos

O recadastramento consiste em oito etapas que requerem informações pessoais e funcionais. Segundo a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, essas informações também serão usadas para atualizar o Banco de Talentos dos servidores, incluindo novas formações, capacitações e experiências profissionais.

“A atualização periódica dos dados, além de ser uma ferramenta importante para a atualização das informações pessoais e funcionais, busca identificar as experiências e habilidades dos nossos servidores com o objetivo de estruturar o banco de talentos do Poder Executivo Estadual”, observou a adjunta.

O Banco de Talentos é um programa criado em 2019, voltado para o desenvolvimento profissional dos servidores da administração pública estadual. O sistema mapeia o perfil de trabalho dos servidores, considerando suas competências e habilidades para direcioná-los a atividades estratégicas e específicas.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *